Tuesday, November 27, 2007

Médicos e enfermeiros da capital querem a homeopatia também em atendimentos públicos de saúde26/11/2007

Os conceitos da homeopatia são milenares, mas a aplicação destes conhecimentos, ainda é pequena. Em Belo Horizonte, médicos e enfermeiros fizeram uma manifestação para divulgar a prática e colocá-la como opção no atendimento público de saúde
Sheila é uma adepta da homeopatia. Há cinco anos, a empresária optou pelo tratamento das dores de ouvido da filha, de cinco anos, com medicamentos homeopáticos.
- Ela tinha muita infecção e ela toma hoje doses únicas de 30 em 30 dias e não está tendo mais. Ela tomava direto antibiótico.
Mas para os especialistas, este tipo terapia precisa se popularizar. Por isso, médicos e farmacêuticos saíram às ruas.
Eles colheram assinaturas de quem passava pela Praça da Liberdade. O abaixo-assinado será entregue ao Ministério da Saúde e ao governo do estado.
- Nós defendemos o seguinte: a criação de farmácias na rede pública de saúde e ampliar o número de médicos e farmacêuticos homeopatas, para que a população possa ter acesso à terapêutica de forma gratuita; diz Henrique Marquez Henriques, presidente da Associação Mineira de Farmácias Homeopáticas.
Segundo os médicos, a homeopatia é uma terapia alternativa que estimula as defesas naturais do organismo, produz estímulos para combater determinados tipos de doença.
- Quanto mais antiga é a doença que está instalada na pessoa, no organismo, é mais demorado o tratamento. Quanto mais recente é o quadro instalado mais rápido é o tratamento. Nos quadros agudos a ação do remédio é imediata; explica o presidente da Escola Mineira de Homeopatia, Ismael Mares Filho.
Mas o médico alerta: há limitações no tratamento.
- Paciente transplantados não devem fazer uso de medicamento homeopático. Os pacientes que têm marca-passo, que tem pinos nos ossos ou qualquer outro componente estranho ao corpo, têm que tomar cuidado, porque não deve tomar medicamentos homeopáticos de alta potência.
Há 20 anos Altamiro usa medicamentos homeopáticos. Conseguiu tratar vários tipos de alergias. O advogado também afirma que conseguiu bons resultados com outras doenças.
- Meu último e mais eficaz tratamento foi na disfunção da tireóide que eu tive, um hipertireoidismo, que na forma tradicional de tratamento eu deveria estar submetido a um tratamento com hormônio. Não tomei, tratei com homeopatia. E hoje todos os meus exames estão completamente regulares e normais.
A mãe de Altamiro também virou adepta da homeopatia. Há oito anos a professora resolveu investir neste tipo de tratamento.
- Foi logo que eu comecei a perceber que o meu intestino estava muito ressecado e que nada resolvia. Tinha que tomar sempre laxante e sempre com efeitos colaterais. Hoje o funcionamento é perfeito. Não uso mais medicamento.
Desde 1970 a homeopatia é reconhecida como especialidade médica. Em Belo Horizonte, 17 centros de saúde oferecem esse tipo de atendimento há 14 anos.
Imagem: Gláucio Nogueira
Reportagem: Flávia Marsola

http://bdmg.globo.com/GMinas/0,23716,GSM0-3403-311296,00.html

1 comment:

Computador said...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Computador, I hope you enjoy. The address is http://computador-brasil.blogspot.com. A hug.