Sunday, September 24, 2006

Homeopatia o que é?

A Homeopatia ou Homeoterapia é um método de tratamento medicamentoso que se baseia na lei dos semelhantes.
A Homeopatia é considerada uma especialidade terapêutica e não parte da medicina alternativa, sendo reconhecida pela Associação Médica Brasileira.
Uma pergunta muito freqüente por parte do paciente é a formação do médico homeopata. Há necessidade de se fazer um curso de Pós-Graduação lato sensu com duração de três anos.
A Homeopatia surgiu em 1796 através de um médico alemão, Samuel Hahnemann que viveu de 1755 a 1843. Hahnemann foi um verdadeiro revolucionário, pois não satisfeito com a medicina da época, passou a viver de traduções de livros, sendo conhecedor de várias línguas; foi quando teve o grande "estalo" e descobriu um novo princípio para as ciências médicas.
Hahnemann publicou várias obras de Homeopatia, tendo sido considerado um gênio, combatendo o uso indiscriminado de medicamentos feito em sua época. Formou inúmeros discípulos.
No Brasil, a Homeopatia foi introduzida em 1840 por um grande homeopata francês Benoit Mure que chegou ao Rio de Janeiro no dia 21 de novembro, daí ser esta data comemorada entre nós como o "Dia da Homeopatia".
Atualmente temos inúmeros profissionais médicos, veterinários, dentistas e farmacêuticos homeopatas distribuídos por todo o Brasil. Os conhecimentos dos medicamentos estão cada vez mais ampliados e muitas substâncias estão sendo pesquisadas.
Os medicamentos homeopáticos são preparados a partir de produtos dos três reinos da natureza: vegetal, mineral e animal, segundo técnica própria. Os nomes dos medicamentos são escritos em latim, daí certas pessoas os acharem estranhos.
O médico homeopata precisa fazer um bom estudo de cada doente, analisando todos os seus sintomas, individualizando cada caso, a fim de encontrar o medicamento adequado. É sempre importante consultar um médico homeopata e não fazer uso de auto-medicação.
Dra. Herondina de Campos - Homeopatia
AGUARDEM!

No comments: